Comportamento

A influência das redes sociais

Atualmente as redes sociais ocupam 62% do tráfego da internet

rede social surgiu em meados dos anos 90 com a SixDegrees (site de relacionamento). Desde então tivemos alguns exemplos que davam indícios do sucesso em que a rede se tornaria, como o Orkut e outras que tiveram seu prazo de validade já extintos. Foi só em 2000, com o crescente número de usuários da internet, que começamos a entender de fato que a rede social seria um grande influenciador em nossas vidas.

Atualmente, as ferramentas de relacionamento social ocupam 62% do tráfego da internet, aproximadamente quatro bilhões de pessoas têm acesso à rede mundial de computadores. A América Latina detém 215 milhões de internautas. O Brasil está em primeiro lugar na quantidade de acessos, sendo o quarto país do mundo com maior número ativo de usuários em sites de relacionamentos, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos e Índia.

As notícias chegam em segundos

Para se ter uma noção, apenas o Instagram acumula 1 bilhão de usuários ativos. A relação aberta entre os usuários, pelo poder de influência, pode ser uma ferramenta de dois lados: o positivo e o negativo. Ao mesmo tempo que pode ajudar, também pode prejudicar. Os principais influenciados geralmente são os jovens que em alguns casos se tornam vítimas da rede social.

A influência no comportamento, na maneira de viver a vida e de se comunicar tem sido movida pelas redes. Notícias são propagas por elas, mentiras se transformam em verdades e vice-versa o tempo todo. Pessoas se tornam locutoras de classes e temas, a rede social se tornou a voz mundial. Não podemos deixar de mencionar a velocidade com que a notícia chega a todos os lugares, muitas vezes, em apenas alguns segundos. A “Fake News” pode dar início a uma guerra se bem “elaborada”. Claro, ainda existem muitas pessoas e informações que atuam com responsabilidade.

Apenas o Instagram acumula 1 bilhão de usuários ativos

Para que não nos deixemos ser passados para trás, precisamos analisar tudo com muito cuidado e responsabilidade, a influência pode transformar um vilão em mocinho, por isso devemos sempre ficar de olho em quem são nossos seguidores e a quem seguimos, quem realmente é o nosso público-alvo. Devemos sempre analisar tudo com cuidado e checar a veracidade da informação e a sua fonte.