Mercado

Covid-19 derruba números da indústria automotiva em quase 90%

Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou os resultados da indústria em março já com forte contaminação da crise da Covid-19 nas últimas duas semanas do mês. Depois de duas semanas de forte atividade no mercado interno, que apontavam para um robusto crescimento, a paralisação gradativa do comércio e das fábricas na segunda quinzena resultou em queda de quase 90% nas atividades do setor.

“Tivemos dois momentos bem distintos em março. Até o começo da segunda quinzena, as vendas estavam em alta, com crescimento de 9% no acumulado do ano, em relação ao ano passado. Mas o avanço da pandemia em nosso país foi provocando a interrupção das atividades nas fábricas e nas concessionárias, fazendo com que fechássemos o mês com queda de 8% no acumulado do ano”, explicou Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.

Segundo o dirigente, o mais preocupante é verificar que as vendas despencaram quase 90% das primeiras semanas para as duas últimas, o que projeta um resultado altamente preocupante para abril. “O momento é de priorizar a saúde da população, e todas as nossas associadas estão dando sua contribuição no combate ao coronavírus, seja reparando respiradores, seja produzindo e doando máscaras, ou mesmo cedendo suas frotas para as mais diversas finalidades. Mas também é hora de uma conscientização de todas as esferas do governo, bancos e sociedade para que sejam criados mecanismos que permitam a cadeia automotiva atravessar esse período de retração com preservação das empresas e dos empregos”, alertou Moraes.

Observando março de 2020 com o todo, a queda em relação ao mesmo mês de 2019 foi de 21% para produção, licenciamentos e exportação, coincidentemente. Na comparação com fevereiro, a retração foi de 18% nos emplacamentos e nas exportações, e de 7% na produção.

Para que não nos deixemos ser passados para trás, precisamos analisar tudo com muito cuidado e responsabilidade, a influência pode transformar um vilão em mocinho, por isso devemos sempre ficar de olho em quem são nossos seguidores e a quem seguimos, quem realmente é o nosso público-alvo. Devemos sempre analisar tudo com cuidado e checar a veracidade da informação e a sua fonte.