Covid-19

Mitos e verdades

pesar do Coronavírus já estar circulando no Brasil desde o final de fevereiro, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a epidemia, que teve início da China em dezembro e se espalhou rapidamente pelo mundo, transformando-se em pandemia. A essa questão somam-se as inúmeras notícias falsas (fake News) que circulam pela internet, sobretudo nas redes sociais e, principalmente, no WhatsApp. Essas notícias, maliciosas e sem fundamento científico, acabam causando ainda mais confusão, até mesmo representando um risco a mais para saúde da população.

Por isso, nada melhor do que buscar informações em fontes confiáveis como sites das autoridades de saúde e entidades médicas. Confira abaixo mitos e verdades sobre o coronavírus de acordo com a Sociedade de Pneumologia e Tisiologia:

6) Tabagismo aumenta o risco de contrair o coronavírus?

VERDADE – Além de ser a principal causa de doenças crônicas não transmissíveis como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias, pesquisadores concluíram que fumantes podem ser mais impactados pela COVID-19. Isso porque eles apresentam um comprometimento no funcionamento de seus pulmões. Entre os pacientes chineses diagnosticados com pneumonia associada ao coronavírus as chances de agravamento da doença foram 14 vezes maiores entre as pessoas com histórico de tabagismo em comparação com as que não fumavam.

5) sintomas são parecidos com os de um resfriado comum?

VERDADE – Em caso de febre, tosse e dificuldade para respirar é preciso ficar alerta. Em alguns casos, também há complicações respiratórias, podendo evoluir para pneumonias.

4) Qualquer álcool gel serve para se prevenir contra o vírus?

MITO – O álcool em gel comercializado em farmácias tem composição de álcool etílico a 70%, que é o recomendado nestes casos. Higienize regularmente as mãos com álcool gel 70% ou água e sabão para ajudar na eliminação do vírus.

3) Cães e gatos e outros animais domésticos podem transmitir a doença?

MITO – Não há evidências de que animais domésticos podem ser via de transmissão do Coronavírus, mas se recomenda sempre lavar as mãos após brincar com os pets.

2) Pessoas com máscaras podem contrair o novo coronavírus?

VERDADE – A máscara protege contra a doença, mas não a evita. Existem outras formas de contrair o Coronavírus mesmo estando de máscara. A principal forma de contágio é através do ar, quando a pessoa contaminada tosse ou espirra, espalhando o vírus. Outra forma é o contato das mãos em superfícies contaminadas em até 24 horas após o contato com o vírus, por isso é importante evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos. A lavagem das mãos deve ser feita com água e sabão, além do uso de álcool em gel ou álcool 70%. A lavagem deve incluir não só a palma da mão, mas também o dorso, entre os dedos e o pulso.

1) Itens como luvas e máscaras realmente nos protegem da transmissão do novo coronavírus?

VERDADE – O uso da máscara é recomendado para todas as pessoas, com suspeitas ou não, pacientes com casos confirmados e para aqueles com suspeita da doença. Profissionais de saúde devem usar máscara, enquanto para os pacientes a máscara é a cirúrgica simples. A recomendação para prevenção é descartar as máscaras a cada 4 horas, quando em ambientes externos. Dentro de casa, o uso da mesma máscara deve se manter até que ela fique úmida ou suja.

7) Tomar vitamina D ajuda a prevenir o coronavírus?

MITO – Apesar da notícia, que circula, de que pacientes internados na Itália tinham baixos níveis de vitamina D no organismo, pesquisadores afirmam que o uso da substância não seria capaz de impedir a infecção pelo COVID-19.

8) Chá de erva-doce pode matar o vírus?

MITO – Esse boato está sendo reaproveitado da época do vírus influenza. Ele é baseado em um texto que alega que um médico do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo recomenda o chá por ter o mesmo princípio ativo do Tamiflu; entretanto, esse composto não existe na erva-doce. O próprio Ministério da Saúde desmentiu o boato, ressaltando que nenhum chá é capaz de tratar nem a influenza nem a Covid-19.

9) O coronavírus sempre existiu?

VERDADE – Coronavírus é o nome de uma grande família de vírus conhecida desde 1960. Eles causam infecções respiratórias e já provocaram outras doenças como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS). A doença causada pelo novo coronavírus recebeu o nome de COVID-19. Ela foi descoberta no final de dezembro de 2019, na China.

10) Há grupo de risco para este novo vírus?

VERDADE – Idosos e pessoas com alguma doença de base como, por exemplo, diabetes, problemas cardíacos ou doenças respiratórias.

11) O que pessoas que vivem com pessoas contaminadas devem fazer?

VERDADE

  • O paciente com COVID-19 deve se manter totalmente isolado e evitar os espaços comuns da casa;
  • Reservar um quarto e um banheiro para serem usados somente pela pessoa infectada;
  • Não compartilhar copos, talheres e pratos;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal como escovas de dentes, toalhas, alicates de unha e lâminas de barbear;
  • Manter os locais comuns limpos com água e sabão ou desinfetante;
  • A pessoa infectada deve fazer a higiene do ambiente em que está isolada;
  • Manter as janelas da casa abertas.

12) Lavar a boca com enxaguantes bucais protege do Coronavírus?

MITO – Alguns enxaguantes bucais nos protegem por um tempo de bactérias e outros microrganismos, mas não há evidências de proteção contra este novo Coronavírus.

13) A famosa “sopa de morcego” foi responsável pela disseminação do vírus?

MITO – O Ministério da Saúde já contestou os boatos que diziam que uma “sopa de morcego” foi responsável pela disseminação do novo coronavírus. Na verdade, ainda não há nenhuma confirmação pelo governo Chinês ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS) do que desencadeou a doença.

14) Melhorar a imunidade ajuda no combate ao coronavírus?

VERDADE – Apesar de não existirem alimentos que ajudem na prevenção da COVID-19, uma dieta balanceada ajuda sim o organismo a se manter mais preparado para combater doenças, vírus e bactérias.

15) Paciente com câncer deve interromper o tratamento para manter o afastamento social?

MITO – Não interrompa sob nenhuma hipótese seu tratamento oncológico. Converse com seu médico sobre a melhor forma de você continuar realizando o seu tratamento sem correr riscos.

16) Tomar vacina da gripe protege contra o coronavírus?

MITO – Até o momento não há vacinas nem medicamentos específicos para prevenir ou tratar a COVID-19. A vacina da gripe protege somente contra o vírus Influenza. A vacina pneumocócica conjugada 13-valente previne doenças causadas pelo Streptococcus pneumoniae, como pneumonia e meningite.

17) Pacientes com baixa imunidade precisam usar máscara para sair de casa?

VERDADE – Pacientes oncológicos e imunossuprimidos devem usar máscaras ao sair de casa e, principalmente, ao irem a ambientes hospitalares como ao fazer sessões de quimioterapia, por exemplo.

18) Pessoas com máscara podem pegar o Coronavírus?

VERDADE – Se uma pessoa com máscara pegar um transporte coletivo, por exemplo, encostar na barra de proteção, que por acaso está contaminada, e coçar os olhos pode pegar a doença.

19) Beber água de 15 em 15 minutos?

MITO – Beber água de 15 em 15 minutos e fazer gargarejo com água morna, sal e vinagre previne o coronavírus? Não, é fake

20) Chá de limão?

MITO – Chá de limão quente com bicarbonato cura coronavírus? Não, é fake