Maio Amarelo

“No Trânsito, o sentido é a vida”

Crianças e jovens despertando adultos por conscientização no trânsito

   Depois do sucesso dos movimentos Outubro Rosa (em prevenção ao câncer de mama) e Novembro Azul (prevenção ao câncer de próstata), chegou  Maio Amarelo, cujo símbolo é um fitilho amarelo usado na lapela.

   Trata-se de um movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro em qualquer situação.

   O objetivo é tornar o tema trânsito pauta diária durante todo o mês de maio e estimular, desta forma, a participação de toda a população, empresas, governos e entidades.

   A proposta este ano é que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança através da assinatura #MEOUCA. As peças mostram crianças dando conselhos aos seus pais e adultos que as cercam a respeito de como se comportar de forma mais segura nas vias.

Todos juntos por um trânsito mais seguro

   A escolha pelo mês de maio justifica-se por se tratar de um mês histórico para a segurança no trânsito e um marco mundial para o balanço das ações realizadas em todo o mundo.

   Foi no dia 11 de maio de 2011 que a ONU decretou a Década de Ações para a Segurança no Trânsito (2011-2020), que tem como meta a redução de 50% dos acidentes no Brasil e no mundo. No Brasil, o número de mortes no trânsito é de aproximadamente 23 por 100 mil habitantes. O horizonte da Política Nacional de Trânsito (PNT), para dezembro de 2014, é de reduzir este índice para 11 mortes para cada 100 mil habitantes.

   Em maio também é realizada, desde 2013, a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, também chamada de Campanha Zenani Mandela, em memória da neta de Nelson Mandela, vítima fatal do trânsito na África do Sul em 2010, com apenas 13 anos.

   O amarelo é em alusão à sinalização de advertência, que também simboliza atenção.

Todos juntos por um trânsito mais seguro

   Os organizadores esclarecem que o Maio Amarelo não é uma campanha, mas sim uma ação, um movimento do qual participam toda a sociedade organizada, toda empresa, ONG, entidade, associação, instituição. É o mês em que se promovem ações de conscientização e, principalmente, debates em torno do trânsito seguro que se estenderão ao longo de todo o ano.

   A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, patrocina pelo segundo ano consecutivo o Movimento Maio Amarelo realizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária. O mote desta edição é “No trânsito, o sentido é a vida”.

   A campanha pode ser baixada pelo link: www.anfavea.com.br e está disponível para uso gratuito de empresas, entidades, municípios, grupos e fomentadores do trânsito mais seguro e humano. Os materiais disponíveis incluem vídeos, peças publicitárias, spots de rádios e posts para redes sociais.

   A ação mostrará, ao longo do ano, mensagens dadas pelas crianças e jovens para suas famílias, conscientizando-as para um trânsito mais seguro. A cada mês será trabalhado um tema específico, como a não utilização de celulares ao volante, a importância de não consumir álcool antes de dirigir, o correto uso das bicicletas nas vias, entre outros assuntos.

   O movimento sugere e incentiva a divulgação da logo do Maio Amarelo no vidro traseiro de ônibus, adesivo autocolantes para capacetes de ciclistas e motociclistas, para automóveis e para envelopamento da frota, além de camiseta com a logo do movimento e o uso do fitilho amarelo na lapela.

   Nas redes sociais, a página do Maio Amarelo no facebook pode ser acessada pelo link www.facebook.com/maioamarelo e no twitter pelo endereço @maioamarelo. No Google+ o endereço é https://plus.google.com/116279094411607366028/posts e a página já ativada no Linkedin.

O e-mail, para contato com a organização do movimento, é euapoio@maioamarelo.com

No tópico: Educação de Trânsito