Comemoração

Noventa anos da Volvo no mundo

Em 1927 saiu o primeiro carro da fábrica de Lundby, em Gotemburgo

Em 1927 foi produzido o primeiro automóvel da Volvo, o ÖV4, com motor de 1,9 litros e quatro cilindros. Pouco menos de 1.000 foram fabricados até 1929.

Este ano, a Volvo celebra os 90 anos do início da sua existência.

“Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais nada, para a sua segurança.”

Com esta frase, Assar Gabrielsson & Gustav Larson, Fundadores da Volvo, criaram um conceito único na indústria do automóvel.

Tradicionalmente associada à inovação no capítulo de segurança, a marca sueca surgiu como resposta a um vazio de mercado. Acharam os fundadores da Volvo que não havia um automóvel suficientemente robusto e preparado para o clima inóspito e os rigorosos invernos da Escandinávia. Ainda mais devido à elevada sinistralidade nas estradas do seu país de origem, nos anos 20, que os preocupava. O automóvel deveria ser um símbolo de alegria, de progresso, de liberdade, nunca de sofrimento ou de morte.

Ao longo destes 90 anos, o posicionamento ou ordem de valores nunca mudou. A filosofia dos seus fundadores mantem-se, à vírgula, inalterada – o foco nas pessoas, tornar as suas vidas mais fáceis de modo que seja possível beneficiar-se das vantagens da mobilidade de uma forma segura!

“Segurança”, “Pessoas” e “Qualidade” têm sido os alicerces principais de uma filosofia única a que se juntam o “Pioneirismo” e a “Preocupação Ambiental”. Estes são os

princípios originais da Volvo, que se têm mantido assim ao longo de décadas e que pautam as ações de hoje projetando o futuro de uma marca que sempre se caracterizou pela diferença.

Responsável por dezenas de inovações que mudaram o mundo do automóvel e a vida das pessoas, como o cinto de segurança de 3 pontos, a cadeira de segurança para crianças, o airbag, o sistema de travagem automática e, mais recentemente, o sistema Pilot Assist, embrião dos passos de gigante que a marca está a dar no sentido da condução autônoma para que o sonho de Assar Gabrielsson & Gustav Larson e a visão 2020 se cumpra – “que ninguém perca a vida ou fique gravemente ferido num novo Volvo”.

O primeiro automóvel sueco produzido em série foi bem convencional, com certos elementos de design americano, um chassi de madeira feito de árvores de freixo. O motor tinha 1,9 litros e válvulas laterais, e as rodas eram de artilharia com raios de madeira. Havia a disponibilidade de pintar os carros apenas com azul escuro e para-choques pretos.

Apesar de todas as mudanças nos últimos 90 anos, o compromisso da empresa com a fabricação dos carros mais seguros do mundo continua o mesmo.