Família

Pais trabalhando em home office e filhos em casa, o que fazer?

A disciplina das crianças é fundamental para realizar o home office

Monte um cantinho onde eles possam brincar

eguindo as orientações do Governamentais, todas as escolas suspenderam suas aulas para colaborar com a não propagação do coronavírus. Com os pais trabalhando em home office e filhos em casa, a organização da família faz toda a diferença na hora de manter os pequenos focados nos estudos. Afinal, ninguém está de férias.

Neste momento, é função dos pais se aproximarem e orientarem os pequenos na criação de uma rotina de estudos, ainda mais quando muitas escolas estão encontrando como saída o estudo online. Segundo a pedagoga Marizane Piergentile, Diretora de educação da rede adventista do ABCDM e Baixada Santista, agora é o momento em que os pais e responsáveis devem estar mais perto dos seus filhos, trabalhando o diálogo e a responsabilidade social. “Precisamos deixar claro que esta não é a hora de divertimento ou folga. As crianças precisam entender a importância da quarentena e para isso, criar uma rotina de estudo faz toda a diferença.”

Para a pedagoga não existe uma fórmula certa, os pais devem entender seus filhos e pensar em estratégias. “Por exemplo: se o seu filho estuda de manhã, mantenha essa rotina. Acorde-o cedo, faça-o tomar café e já realizar as atividades propostas pelo colégio. Mostre que, caso ele cumpra esse ‘combinado’, logo mais estará livre para o seu momento de lazer,” explica Piergentile.

Outra dica é mudar o ambiente do estudo. Monte um cantinho na mesa ou no escritório da casa para que todos possam trabalhar e estudar juntos. Fazendo com que este momento seja uma força tarefa em família. Nada de estudar em cima da cama ou em frente à televisão, essas atividades só estarão liberadas depois que terminar as tarefas da escola.

Em casos em que as escolas não passem os conteúdos para casa, a orientação é não deixar o que aprendeu para trás. Ajude seu filho na revisão da matéria que já foi passada, incentive a leitura dos livros didáticos e mantenha os estudos em dia.

É importante fazer com que os pequenos entendam que a rotina com horários certos faz toda a diferença na hora de deixar as pendências em dia. Inclua também horários para atividades domésticas, brincadeiras lúdicas, interações virtuais com os amigos e atividades físicas, mesmo que dentro de casa.

Além disso, os pais podem pensar em ações conjuntas com os filhos que distraiam as crianças e ainda façam parte do aprendizado. Uma boa saída é usar a internet a seu favor. Busque sites com atividades e faça junto com os pequenos.

Ficar em casa pode ser estressante e causar inquietude, mas com o apoio de todos isso pode se tornar mais prazeroso.