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Volkswagen Caminhões e Ônibus ergue troféu do Prêmio AEA por responsabilidade ambiental

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) premiou a Volkswagen Caminhões e Ônibus por estudo pioneiro, elaborado em parceria com fornecedores e laboratórios de pesquisa, que comprova a relevância da logística reversa do filtro separador de água e óleo em veículos comerciais, minimizando seu impacto no meio ambiente. Reconhecido na categoria responsabilidade ambiental, o trabalho constata que, desde a introdução do biodiesel no mercado brasileiro, o consumo desse filtro aumentou significativamente, chegando a ser nove vezes superior ao uso com o óleo diesel convencional.

“Temos um time de engenharia dedicado a pesquisar e desenvolver novas soluções para levar a nossa indústria à próxima geração, seja com biodiesel, mobilidade elétrica ou mesmo GNV, pensando também em como mitigar todos os impactos. Nós buscamos estar sempre na vanguarda dessa transformação do mercado. Reconhecimentos como esse nos apontam que estamos cumprindo nossa missão e engajando toda a cadeia com fornecedores e laboratórios nesse caminho também”, afirma Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia e CTO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A montadora recebeu ainda menção honrosa pela tecnologia de seu ônibus Volksbus e-Flex com uma solução exclusiva de arquitetura flexível para eletrificação, cujo conceito pode ser aplicado em praticamente qualquer veículo da marca. A montadora desenvolveu o mais abrangente e inovador conceito de flexibilidade e modularidade a ser aplicado em veículos comerciais: em um único modelo é possível contemplar todas as variantes da mobilidade elétrica.

Primeira indústria automotiva a se estabelecer no Sul Fluminense, a montadora aposta em inovação, sendo a precursora da formação desse novo polo automotivo do país, atraindo diversos fornecedores para a região. Desde sua inauguração em 1996, estreou o conceito de Consórcio Modular, único no mundo, em que sete fornecedores dividem com a Volkswagen Caminhões e Ônibus a responsabilidade pela montagem tanto de caminhões quanto de chassis de ônibus.

Robusto, compacto e valente, Suzuki Jimny apresenta novidades na linha 2020

Um veículo ágil, cheio de personalidade, compacto para o dia a dia na cidade e valente para o trabalho e nas aventuras 4×4. Assim é o Suzuki Jimny, que apresenta diversas novidades na linha 2020. Ao todo são quatro versões – 4Work, 4All, 4Sport e 4Sport Desert – todas com o DNA 4×4 de série e que fazem que o veículo seja ideal para todos os tipos de usos, seja no campo ou na cidade.

“O Suzuki Jimny reúne diversos fãs não só no Brasil, mas em vários lugares do mundo graças a seu tamanho compacto e grande capacidade off-road. É ideal para rodar na cidade, pois é fácil de manobrar, e também para o uso 4×4, com grande força e resistência para encarar as mais difíceis situações. Estamos sempre inovando e deixando o Jimny atualizado com as novas tendências”, garante Reinaldo Muratori, diretor de planejamento da Suzuki Veículos.

O Jimny chega à versão 2020 com mudanças que garantem um estilo ainda mais marcante. O 4Sport recebeu atualizações por dentro e por fora e passa a contar com duas novas cores: Azul Baikal e Prata Litio. A cor grafi e domina os detalhes no exterior, evidenciando e dando mais destaque à carroceria. O novo para-choque está ainda mais robusto e é também grafite, assim como os retrovisores, snorkel e grade dianteira.

O visual está ainda mais off-road com a grafia “4×4” nas laterais. Na parte dianteira, a nova máscara do farol agora está com novo desenho na cor grafite, combinando com os outros elementos. Os novos shield splash traseiro e dianteiro reforçam o visual, enquanto os flares com estilo quadrado evidenciam o potencial off-road. As rodas são de liga leve aro 15”.

A parte interna também vem com novidades. As molduras do ar-condicionado e os frisos verticais do painel recebem a mesma cor da carroceria. As novas capas dos bancos são com revestimento premium e ainda tem bolsos laterais e frontais para guardar objetos. Os tapetes do assoalho agora são em borracha, material de fácil lavagem para não se preocupar nas mais diversas aventuras no fora de estrada.

O veículo possui chassi heavy duty, motor em alumínio e suspensão independente com eixo rígido, que tornam o Jimny valente para qualquer tipo de terreno. Como um legítimo SUV, traz maior visibilidade e segurança por deixar o motorista em uma posição alta para dirigir.

Volvo lança linha 2020 e tecnologia que ajuda economizar combustível

A Volvo Caminhões lançou a linha 2020 do VM, que traz alterações na cabine e uma nova tecnologia de Aceleração Inteligente, que faz com que o Volvo FH, a linha de superpesados da marca, economize até 10% de combustível.

As alterações na cabine dos caminhões da linha VM da Volvo incluem uma nova frente, com um novo para-choque tripartido, o que vai facilitar os reparos nesse componente, não sendo mais necessário trocar a peça inteira. Os caminhões ganharam também novas luzes de posicionamento, as chamadas “Três Marias” que aumentam a visibilidade sobre o caminhão para quem trafega na pista oposta na estrada. O fabricante manteve o Fups (sistema de proteção frontal) como um importante diferencial dessa linha de caminhões. O VM também ganhou espelho frontal maior e o defletor de ar agora é ajustável e um novo para-sol. Com as mudanças, o VM ganhou visual mais parecido com o da linha FH.

Economia de combustível

A Volvo desenvolveu um software de controle de motor para as condições de topografia, carga e condução da América Latina dando ao veículo uma “inteligência” ainda maior quanto ao consumo de combustível. Como se sabe, o combustível representa de 35% a 50% do custo operacional do transporte rodoviário.

A nova tecnologia foi adicionada às linhas de caminhões FH, FM e FMX. Os motores da linha F ganharam ainda outras novidades como novas camisas de cilindro, de rugosidade mais eficaz; novos anéis raspadores; novas unidades eletrônicas, com mais memória e processamento mais rápido e novo turbo, com geometria mais eficiente. Outra novidade é um novo lubrificante que permite o aumento nos intervalos de trocas de até 33%.