RADAR

Mercado de caminhões cresce 50% no primeiro semestre

   De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacados 5.717 caminhões em maio e 5.731 em junho, acima da média dos primeiros quatro meses do ano.

   No acumulado do primeiro semestre, foram vendidos 32.338 caminhões, 50% mais que os 21.457 comercializados no mesmo período do ano passado.

   A Mercedes-Benz foi líder do mercado com 28,6% de participação nas vendas do primeiro semestre, seguida pela Volkswagen (25,8%).

   O levantamento da Fenabrave mostra um expressivo crescimento do segmento de pesados. Em 2018, eles representam 44,2% das vendas contra 35% do primeiro semestre do ano passado.

Golf GTI ainda mais potente

   Referência em dirigibilidade e esportividade, o Golf GTI chegou às concessionárias Volkswagen com novidades e ainda mais potente: agora são 230 cv. Produzido em São José dos Pinhais (PR), o Golf é feito sobre a Estratégia Modular MQB, a mais moderna do Grupo Volkswagen.

   O motor 350 TSI que equipa o Golf GTI está mais potente. Agora são 230 cv, ganho de 10 cv sobre a versão anterior. O acréscimo de potência foi obtido por meio de nova calibração do motor. 

   A potência máxima ocorre agora a 4.700 rpm, mantendo-se até 6.200 rpm. O torque máximo permaneceu em 35,7 kgfm (350 Nm), na faixa de 1.500 rpm a 4.600 rpm.
Resultado: o Golf GTI acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos e a velocidade máxima é de 238 km/h.

Ícone em design

   O desenho do Golf é um ícone para a Volkswagen. Para 2018, a atualização das linhas trouxe ao hatchback ainda mais modernidade. Foram adotadas várias soluções em detalhes. Os para-choques foram redesenhados, assim como os faróis – que ganham luzes de uso diurno de LED. Além disso, o Golf GTI passa a contar com oferta de faróis de LED, em substituição aos de xenônio.

   A traseira do Golf traz nova linguagem e as rodas de 18 polegadas têm visual inédito. Na dianteira, a ligação da grade do radiador com os faróis ganhou uma nova faixa dupla, cromada e vermelha. As entradas de ar na parte inferior do para-choque colaboram para enfatizar a largura do Golf.

   Outro detalhe estético: o sensor do Controlador Adaptativo de Distância e Velocidade (ACC) foi realocado e está agora atrás do logotipo Volkswagen, saindo da parte inferior do para-choque.