Foton ampliou vendas em mais de 500% no Brasil

A Foton fechou 2019 com crescimento de 550% em relação aos resultados de 2018. No ano passado, a empresa emplacou 127 comerciais leves e 8 caminhões leves de acordo com dados divulgados no relatório da Fenabrave, entidade que congrega as revendas de veículos de todo o Brasil, contra 34 comerciais leves e 9 caminhões leves licenciados em 2018.

Além da expansão das vendas de veículos, o ano passado também foi marcado pela ampliação da rede de concessionárias Foton. Diversas revendas que atendiam a marca Ford em veículos comerciais fizeram a transição para começar a comercializar veículos da montadora chinesa.

De acordo com Mendonça de Barros, diretor de desenvolvimento da Rede Foton no Brasil, em 2019 a rede Foton recebeu onze novos grupos oriundos da antiga rede Ford, totalizando 21 novas casas e com novas negociações em andamento, que em 2020 representarão a marca Chinesa no Brasil. No total, a Foton conta atualmente com 40 concessionárias. “São grupos altamente profissionais e com forte representatividade nas regiões onde atuam. Entendemos que com essas novas parcerias, que tendem a crescer mais ainda neste ano, as perspectivas se tornam ainda mais promissoras para os produtos da marca no Brasil”.

Mendonça de Barros prevê crescimento de mais de 30% nas vendas da Foton neste ano em comparação com o ano passado. “Essa, certamente, é uma projeção bastante conservadora, se considerarmos os indicativos como recuperação econômica, ampliação da rede com maior capilaridade e mais especializada no negócio de veículos comerciais. Com todas essas ações, a marca se posicionará de forma mais ampla e agressiva no mercado Brasileiro de comerciais leves e caminhões”.

Scania prevê alta nas vendas esse ano

Após um ano de absoluto sucesso de sua Nova Geração de caminhões, a Scania acredita que o mercado de caminhões poderá crescer de 10 a 15%, na faixa em que atua, acima de 16 t (semipesados e pesados), na comparação com 2019.

“Estamos com um otimismo moderado por conta de algumas incertezas econômicas, mas confiantes e animados com os desafios que teremos em 2020. A chegada da Nova Geração revolucionou o mercado. Nossa promessa de economia de 12%, em comparação com a geração anterior, está sendo comprovada. Aliás, inúmeros clientes estão superando esta média. A satisfação geral é um indicador do sucesso”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. “Outra ótima notícia é o começo das entregas das encomendas dos caminhões a gás e/ou biometano a partir de abril. Já estamos recebendo as encomendas desde outubro. É mais um passo em nossa jornada na liderança para um sistema de transporte mais sustentável.”

“Em 2020, de modo geral, o agronegócio vai puxar novamente as vendas para cima e as aplicações que deverão se destacar serão carga fracionada e líquidos inflamáveis. No mercado fora de estrada, uma das apostas está na alta do transporte para a cadeia da cana de açúcar, além de boas oportunidades na mineração”, explica Munhoz.

Mercedes-Benz lança plano de consórcio especial

A Mercedes-Benz traz uma importante novidade para alavancar, ainda mais, as vendas do Novo Actros no mercado brasileiro. A marca acaba de lançar um plano de consórcio especial, que possibilita ao cliente retirar seu caminhão por meio de antecipação de parcelas, já previamente definidas, entre o 6º e o 23º mês. Além disso, a partir do 24º mês, todos os participantes têm a opção de pegar seu Novo Actros a qualquer momento por meio de uma operação de crédito, sem antecipação de parcelas. Esse plano também oferece aos participantes a contemplação com dois sorteios mensais, bastando o cliente ter pagado um total de 12 parcelas. Todas essas vantagens só são possíveis porque há a cooperação inédita de uma instituição financeira.

“Com esse novo plano, oferecemos total previsibilidade de entrega do Novo Actros aos clientes, que podem programar a renovação ou ampliação de frota de acordo com suas necessidades e capacidade de investimento. Além disso, os participantes continuam contando com a vantagem da taxa atrativa do consórcio diluída por 60 meses”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Fizemos esse mesmo plano para a linha Accelo e deu muito certo. Agora, iremos repetir esse mesmo conceito com o Novo Actros. O objetivo é garantirmos aos clientes diversas opções de compra, para que eles escolham o que mais se enquadra na sua realidade de operação”.

Mesmo com o plano especial para o Novo Actros, os clientes continuam tendo outras opções com os demais planos do Consórcio Mercedes-Benz, escolhendo, assim, o que melhor atenda a suas demandas. Cada modalidade tem suas características, diferenciais e vantagens para os participantes.